sexta-feira, novembro 11, 2005

Palestrantes apontam comunicação integrada como área em plena expansão

Na última palestra do Foco, os convidados abordaram a comunicação organizacional em relação ao mercado, à teoria e ao ensino.

Alex Nakaoka e Vitor Taveira

Na manhã de hoje, o debate foi sobre a comunicação integrada nas empresas e no terceiro setor. O diretor da W. Comunicação, Wellington Jeveaux, abriu a palestra destacando o grande mercado que se abre nessa área e dividiu um pouco de sua experiência profissional com os presentes.

Sérgio Robert, professor de Administração, analisou a conjuntura que torna a comunicação organizacional um setor crucial dentro do sistema capitalista. Salientou a emergência e profissionalização do terceiro setor e o paradoxo de tentar uniformizar o discurso ao mesmo tempo em que se comunica com públicos diferentes.

Em sua breve fala, o professor de Comunicação José Antônio Martinuzzo afirmou que a discussão acadêmica sobre o tema é muito recente. Ele destacou que numa sociedade que se articula pela mídia, trata-se de uma área complexa e estratégica, que exige formação múltipla e amplo conhecimento da realidade.