sábado, novembro 12, 2005

A técnica do documentário na pós-modernidade

Professor de Desenho industrial contextualiza o documentarismo nos dias de hoje no mini-curso "Documentarismo Contemporâneo em Vídeo"

Iani Eleutério

O mini-curso “Documentário Contemporâneo em Vídeo” foi ministrado pelo professor do departamento de Desenho Industrial da Ufes Paulo Barros. O objetivo foi contextualizar o documentarismo, explicitando as principais características que esse gênero adquiriu na pós-modernidade.

Para exemplificação Paulo Barros exibiu vídeos do documentarista espanhol Alan Berliner. Barros enfocou que na contemporaneidade existe uma democratização visual e a presença de um universo multicultural.

O documentarismo, hoje, é um meio híbrido, sendo possível fazer apropriações de imagem e áudio para produzir um vídeo. Também é possível captar objetos que estão fora de circulação social e colocá-los em um contexto em que adquirem novos valores. A tradição que o documentário deve mostrar algo exótico e espetacular está sendo substituída pela idéia de que também é interessante usar a proximidade com o espectador.